Gaudete

Alegra-te, o Senhor está contigo

Veja primeiro corpo hiper-realista de Jesus Cristo

Pela primeira vez o corpo de Jesus Cristo foi reproduzido de forma hiper-realista. Foram 15 anos de estudos até chegar na representação do corpo com “qualidade humana” a partir de dados científicos e médicos baseados no Santo Sudário.

A escultura, feita de látex e silicone, surpreende pelo realismo, sem movimento artístico, sem interpretação. Ela pesa cerca de 165 quilos.

A imagem faz parte da exposição “O homem misterioso”, que estará até dezembro na Catedral de Salamanca, na Espanha.  

Detalhes Reais

Todo o corpo do homem no Santo Sudário é visível, nada omitido, incluindo a circuncisão. O cabelo é humano e pode ser visto por todo o corpo, dos pés à cabeça com todo o realismo, sem deixar de lado nenhum detalhe.

Dá para observar todos os poros da pele, sardas, cílios e sobrancelhas. Também estão visíveis os hematomas nos ombros devido ao peso da cruz. 

O nariz está quebrado e o olho direito machucado. Na pele você pode ver cada uma das feridas dilacerantes produzidas pela flagelação. 

Exposição vai rodar o mundo

A estátua é peça central da exposição que mostra análises e estudos realizados no Santo Sudário. 

O público também poderá passar por seis salas, na exposição preliminar, que contextualiza o espectador sobre a realidade da flagelação, crucificação e a pesquisa do Santo Sudário.

Álvaro Blanco é o curador da exposição. Ele dedicou mais de 15 anos de pesquisa até finalizar a obra. A obra vai ficar em Salamanca até dezembro. Um grupo de artistas criou a escultura sob a direção de Blanco.

Em entrevista,  Dom José Luis Retana Gozalo, Bispo de Salamanca, disse que a representação hiper-realista não implica um “conflito teológico”, porque o Mistério se fez carne. Ao contrário, “será uma ajuda para ver o Mistério, um chamado para o Mistério”.

A ideia é que a exposição rode o mundo nos próximos 20 anos. 

Leia mais: Filme revela o que espera você depois da morte

Breno Barros

Breno Barros

Breno Barros é jornalista. Editor do portal Gaudete e conta com experiências em coberturas jornalísticas nos principais eventos esportivos mundiais, sendo três edições dos Jogos Olímpicos (Londres, Rio e Tóquio), duas Olimpíadas da Juventude (China e Argentina). Membro Consagrado da Comunidade Colo de Deus.

3 comentários em “Veja primeiro corpo hiper-realista de Jesus Cristo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Voltar ao topo