Gaudete

Alegra-te, o Senhor está contigo

O que precisa para batismo na igreja católica?

Você está pensando em batizar na Igreja Católica, mas não sabe por onde começar? Não se preocupe, neste artigo você vai encontrar o que precisa para batismo na igreja católica e o que precisa saber sobre esse sacramento tão importante para a fé cristã.

O batismo é o primeiro dos sete sacramentos da Igreja Católica e significa o nascimento para a vida nova em Cristo. É pelo batismo que nos tornamos filhos de Deus, membros da Igreja e herdeiros da salvação. O batismo nos perdoa de todos os pecados, nos dá a graça santificante e nos infunde o Espírito Santo.

O que precisa para batismo na igreja católica?

Para receber o batismo, é necessário ter fé em Jesus Cristo e desejar seguir os seus ensinamentos. Também é preciso estar preparado para viver como discípulo de Cristo, obedecendo à Palavra de Deus e participando da comunidade eclesial.

O batismo pode ser realizado em qualquer idade, mas é mais comum que seja feito na infância, quando os pais assumem o compromisso de educar os filhos na fé católica. Nesse caso, é necessário escolher um padrinho e uma madrinha que sejam católicos praticantes e que possam ajudar os pais nessa missão.

Os documentos exigidos para preparar o batismo são:

  • Certidão de nascimento do indivíduo a ser batizado;
  • Certificado de preparação de pais e padrinhos ofertado pela igreja;
  • Certidão de nascimento ou casamento (se for o caso) dos pais e padrinhos.

O batismo é celebrado normalmente aos domingos, na missa paroquial ou em uma capela. O rito consiste em vários símbolos que expressam o significado do sacramento:

  • A água: representa a purificação dos pecados e a regeneração pela graça de Deus. O padre derrama água sobre a cabeça do batizando, dizendo: “Eu te batizo em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo”.
  • O óleo: representa a unção do Espírito Santo que fortalece o batizado para viver como cristão. O padre unge o peito e a fronte do batizando com o óleo dos catecúmenos e com o óleo do crisma, respectivamente.
  • A vela: representa a luz de Cristo que ilumina o caminho do batizado. O padrinho ou a madrinha acende uma vela no círio pascal e entrega ao batizado ou aos pais.
  • O vestido branco: representa a pureza e a dignidade do batizado que se reveste de Cristo. O padre coloca um vestido branco sobre o batizado ou lhe entrega um lenço branco.
  • O nome: representa a identidade e a vocação do batizado que se torna filho de Deus. O padre pergunta aos pais ou ao próprio batizando qual é o nome que escolheram.

Agora, você entendeu o que precisa para batismo na igreja católica? O batismo é um momento de alegria e de festa para toda a Igreja, pois significa o acolhimento de um novo membro no corpo de Cristo. Por isso, é importante celebrar esse sacramento com fé, amor e gratidão a Deus pelo dom da vida nova.

Leia também: Desperta Brasil: Saiba tudo sobre o evento católico no Estádio do Morumbi

Breno Barros

Breno Barros

Breno Barros é jornalista. Editor do portal Gaudete e conta com experiências em coberturas jornalísticas nos principais eventos esportivos mundiais, sendo três edições dos Jogos Olímpicos (Londres, Rio e Tóquio), duas Olimpíadas da Juventude (China e Argentina). Membro Consagrado da Comunidade Colo de Deus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Voltar ao topo