Gaudete

Alegra-te, o Senhor está contigo

Porque os católicos têm santos de devoção?

A devoção a santos específicos faz parte da vida espiritual dos católicos. Mesmo assim, até hoje muitas pessoas tem dúvidas do porque os católicos têm santos de devoção?

É uma tradição que vem desde os primeiros séculos. 

Os católicos acreditam que mais do que um intercessor no céu, ter um santo de devoção é ter um amigo.

Seguir os passos dos santos de devoção nos levam diretamente a Deus. 

No Brasil, os santos que mais têm devotos são Nossa Senhora Aparecida (padroeira do país), Santo Antônio e Nossa Senhora da Conceição.

Durante sua vida na terra, muitos santos também tiveram um intercessor no céu. Santa Teresa D’Ávila, por exemplo, era devota de São José, a quem dedicou muitos textos e cuja admiração transmitia a todos à sua volta. 

Devoção faz parte da cultura católica

Mas o que significa ter um santo de devoção? 

Segundo Padre Pedro André, “ter um santo de devoção é ter um intercessor no céu, alguém que ajuda a levar até Deus as nossas preces, orações e também os nossos agradecimentos”.

“Mas mais do que ser um amigo que encaminha um pedido, é alguém em quem devemos inspirar a própria vida”, acrescentou. 

Padre Pedro conclui dizendo que “na religiosidade popular muitas vezes as pessoas não conhecem os feitos dos santos de quem são devotos. Conhecer a vida dos santos de devoção é muito importante, sobretudo na atualidade em que temos muitas fontes de informação. Conhecendo a vida do nosso santos de devoção procuremos seguir os seus passos pois eles nos conduzem à Deus”.

Breno Barros

Breno Barros

Breno Barros é jornalista. Editor do portal Gaudete e conta com experiências em coberturas jornalísticas nos principais eventos esportivos mundiais, sendo três edições dos Jogos Olímpicos (Londres, Rio e Tóquio), duas Olimpíadas da Juventude (China e Argentina). Membro Consagrado da Comunidade Colo de Deus.

Um comentário em “Porque os católicos têm santos de devoção?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Voltar ao topo