Você já deve ter ouvido falar do Círio de Nazaré. Neste ano, a procissão reuniu mais de 2,5 milhões de fiéis nas ruas de Belém, no Pará. Mas afinal, o que é o Círio de Nazaré?
No segundo domingo de outubro, a Igreja Católica no Brasil celebra a maior devoção mariana do Norte do país: Nossa Senhora de Nazaré.
Para a comemoração da data, em Belém, no Pará, é realizada uma das maiores procissões católicas do mundo, o Círio de Nazaré. A festa chega a reunir cerca de 2,5 milhões de pessoas em uma caminhada de fé de 3,6 quilômetros.
Em 2004, o Círio de Nazaré foi registrado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial.
A devoção a Nossa Senhora de Nazaré teve início em Portugal. A imagem original da Virgem pertencia ao Mosteiro de Caulina, na Espanha, e teria saído da cidade de Nazaré, em Israel, no ano de 361. Acredita-se que a imagem foi esculpida pelo próprio são José.
Por causa de uma batalha, a imagem foi levada para Portugal, onde, por muito tempo, ficou escondida no Pico de São Bartolomeu. Só em 1119, foi encontrada e a notícia se espalhou, levando muitas pessoas a venerarem a santa. Desde então, muitos milagres foram atribuídos a ela.
No Brasil, uma pequena imagem da Senhora de Nazaré foi encontrada em 1700, na cidade de Belém (PA), pelo caboclo Plácido José de Souza, às margens do igarapé Murutucú, onde hoje se encontra a Basílica Santuário.