Gaudete

Alegra-te, o Senhor está contigo

O que é Círio de Nazaré?

Você já deve ter ouvido falar do Círio de Nazaré. Neste ano, a procissão reuniu mais de 2,5 milhões de fiéis nas ruas de Belém, no Pará. Mas afinal, o que é o Círio de Nazaré? 

No segundo domingo de outubro, a Igreja Católica no Brasil celebra a maior devoção mariana do Norte do país: Nossa Senhora de Nazaré. 

Para a comemoração da data, em Belém, no Pará, é realizada uma das maiores procissões católicas do mundo, o Círio de Nazaré. A festa chega a reunir cerca de 2,5 milhões de pessoas em uma caminhada de fé de 3,6 quilômetros. 

Em 2022, a festa reuniu mais de 2 milhões de pessoas

Em 2004, o Círio de Nazaré foi registrado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial.

A devoção a Nossa Senhora de Nazaré teve início em Portugal. A imagem original da Virgem pertencia ao Mosteiro de Caulina, na Espanha, e teria saído da cidade de Nazaré, em Israel, no ano de 361. Acredita-se que a imagem foi esculpida pelo próprio são José.

Por causa de uma batalha, a imagem foi levada para Portugal, onde, por muito tempo, ficou escondida no Pico de São Bartolomeu. Só em 1119, foi encontrada e a notícia se espalhou, levando muitas pessoas a venerarem a santa. Desde então, muitos milagres foram atribuídos a ela.

No Brasil, uma pequena imagem da Senhora de Nazaré foi encontrada em 1700, na cidade de Belém (PA), pelo caboclo Plácido José de Souza, às margens do igarapé Murutucú, onde hoje se encontra a Basílica Santuário. 

Breno Barros

Breno Barros

Breno Barros é jornalista. Editor do portal Gaudete e conta com experiências em coberturas jornalísticas nos principais eventos esportivos mundiais, sendo três edições dos Jogos Olímpicos (Londres, Rio e Tóquio), duas Olimpíadas da Juventude (China e Argentina). Membro Consagrado da Comunidade Colo de Deus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Voltar ao topo