Como uma jovem que morreu aos 24 anos, enclausurada no mosteiro, que não frequentou aulas de teologia, nunca expôs sua “doutrina”, conseguiu virar doutora da Igreja?
A história de Santa Teresinha do Menino Jesus mostra o poder que existe na simplicidade da alma e do coração.
Pouco antes de sua morte, Teresinha profetizou que “passaria seu tempo no céu fazendo o bem na terra”.
Hoje, 125 anos depois de sua morte, como professora e médica universal, continua a ensinar aos pobres e simples de coração o caminho do abandono, da humildade e do amor.
Há 25 anos, o Papa João Paulo II assinou a carta apostólica Divini Amoris Scientia e proclamou Teresa Lisieux como a 33ª Doutora da Igreja.
Mas o que levou o Papa João Paulo II a proclamar Santa Teresinha, a mais jovem Doutora da Igreja, como mestra universal na doutrina do amor?
Confira 5 razões de Santa Teresinha do Menino Jesus ser Doutora da Igreja aos 24 anos
1 – Simplicidade
A autoridade universal da doutrina de Teresa reside na capacidade de ter ido com simplicidade e profundidade únicas ao coração do evangelho.
Ela encarna e prega com sua vida e sua palavra a centralidade do evangelho: o chamado de Jesus para nos tornarmos como crianças, para nos reconhecermos tão pobres e pequenos como “filhos amados de Deus”.
2 – Divina Misericórdia
Doutora para os nossos tempos, porque pôs em destaque a mensagem da Divina Misericórdia.
Assim, abrindo as portas da esperança a tantos esmagados pela miséria moral e espiritual a que conduziram as ideologias do mundo moderno.
3- Paixão pelo Evangelho
A principal fonte de sua experiência espiritual e de seu ensino é a palavra de Deus, no Antigo e no Novo Testamento.
Ela mesma o confessou, destacando sobretudo o seu amor apaixonado pelo Evangelho.
Em seus escritos há mais de mil citações bíblicas: mais de quatrocentas do Antigo Testamento e mais de seiscentas do Novo.
4- Amor pela Igreja
O contato com seus escritos leva a um amor efetivo e afetivo pela Igreja como Corpo Místico de Cristo .
É no Coração da Igreja, bebendo da fonte sacramental, que ela nos coloca para que, de mãos dadas, vivamos a “vocação ao amor”.
5- Exemplo de juventude
Como jovem, apresenta-se como mestra de vida evangélica, particularmente eficaz para iluminar os caminhos dos jovens, que devem ser protagonistas e testemunhas do Evangelho entre as novas gerações.
Leia também: Veja primeiro corpo hiper-realista de Jesus Cristo
2 comentários em “5 razões de Santa Teresinha do Menino Jesus ser Doutora da Igreja aos 24 anos”