Pela primeira vez o corpo de Jesus Cristo foi reproduzido de forma hiper-realista. Foram 15 anos de estudos até chegar na representação do corpo com “qualidade humana” a partir de dados científicos e médicos baseados no Santo Sudário.
A escultura, feita de látex e silicone, surpreende pelo realismo, sem movimento artístico, sem interpretação. Ela pesa cerca de 165 quilos.
A imagem faz parte da exposição “O homem misterioso”, que estará até dezembro na Catedral de Salamanca, na Espanha.
Detalhes Reais
Todo o corpo do homem no Santo Sudário é visível, nada omitido, incluindo a circuncisão. O cabelo é humano e pode ser visto por todo o corpo, dos pés à cabeça com todo o realismo, sem deixar de lado nenhum detalhe.
Dá para observar todos os poros da pele, sardas, cílios e sobrancelhas. Também estão visíveis os hematomas nos ombros devido ao peso da cruz.
O nariz está quebrado e o olho direito machucado. Na pele você pode ver cada uma das feridas dilacerantes produzidas pela flagelação.
Exposição vai rodar o mundo
A estátua é peça central da exposição que mostra análises e estudos realizados no Santo Sudário.
O público também poderá passar por seis salas, na exposição preliminar, que contextualiza o espectador sobre a realidade da flagelação, crucificação e a pesquisa do Santo Sudário.
Álvaro Blanco é o curador da exposição. Ele dedicou mais de 15 anos de pesquisa até finalizar a obra. A obra vai ficar em Salamanca até dezembro. Um grupo de artistas criou a escultura sob a direção de Blanco.
Em entrevista, Dom José Luis Retana Gozalo, Bispo de Salamanca, disse que a representação hiper-realista não implica um “conflito teológico”, porque o Mistério se fez carne. Ao contrário, “será uma ajuda para ver o Mistério, um chamado para o Mistério”.
A ideia é que a exposição rode o mundo nos próximos 20 anos.
3 comentários em “Veja primeiro corpo hiper-realista de Jesus Cristo”