A Copa do Mundo de futebol é mais do que um evento esportivo. O futebol tem o poder de unir um país polarizado, parar guerras e inspirar os jovens. Além do talento em campo, alguns jogadores se destacam pela fé que demonstram. Selecionamos 3 grandes astros do futebol que estão disputando a Copa do Catar e são católicos.
A Copa do Mundo tem um papel tão importante na sociedade mundial, que o Papa Francisco enviou uma mensagem especial aos jogadores e torcedores.
Na mensagem, Francisco manifestou seu desejo de que “este importante evento seja uma ocasião de encontro e harmonia entre as nações, promovendo a fraternidade e a paz entre os povos”.
Confira os 3 astros do futebol que são católicos:
Cristiano Ronaldo
O craque português Cristiano Ronaldo professa a fé católica de forma declarada. Ele procura ir à igreja todas as semanas para fazer as suas orações.
“Vou todas as semanas à igreja. Sou católico e vou agradecer a Deus tudo o que me dá. Não peço nada. Graças a Deus tenho tudo. Simplesmente agradeço que proteja a minha família e amigos”, disse o jogador.
Ele tem muito o que agradecer mesmo. A mãe de Cristiano Ronaldo, Dolores Aveiro, revelou durante entrevista em 2015, que só não abortou o jogador durante a sua gravidez por conta da fé católica que ela tem até hoje.
Lionel Messi
O argentino Lionel Messi também professa a fé católica. O jogador tem uma grande tatuagem de Jesus em seu braço direito.
Certa vez, o atacante disse que, se a Argentina ganhar a Copa, ele fará uma peregrinação de 50 quilômetros até o Santuário de San Nicolás, em sua terra natal.
Antes de entrar em campo, Messi sempre faz o sinal da cruz. O sinal também é feito depois de cada gol marcado pelo artilheiro.
Manuel Peter Neuer (goleiro)
Neuer cresceu em um lar católico. A família de Manuel Neuer é um membro orgulhoso da Igreja Católica sediada em Gelsenkirchen.
O goleiro visitou o papa Francisco, no Vaticano, junto com os jogadores do Bayern de Munique. Na ocasião, ele presenteou o papa com uma camisa personalizada do Bayern de Munique.
“Não é todo dia que se vê o papa. Foi seguramente algo especial”, declarou Neuer, na ocasião. “É um momento para ser guardado por toda a vida”.
Leia também: Conheça Igreja Católica aberta durante Copa do Mundo do Catar