Gaudete

Alegra-te, o Senhor está contigo

Conheça Igreja Católica aberta durante Copa do Mundo do Catar

Você sabe que a religião islâmica é a oficial do Catar. Porém, poucas pessoas sabem que a Igreja Católica também está presente no país. Conheça a igreja Católica aberta durante a Copa do Mundo do Catar.

Durante os jogos da Copa do Mundo, uma paróquia católica ficará aberta para os torcedores cristãos que desejarem rezar ou participar da missa.

A informação é do vigário Apostólico do Norte da Arábia, Monsenhor Paul Hinder

A igreja católica de Nossa Senhora do Rosário foi construída em Doha, no Catar, no terreno doado em 2005 pelo Emir do Catar.

Devido às leis islâmicas, a igreja não exibe símbolos cristãos no exterior, como cruz ou sino. 

Igreja Católica no Catar

A igreja é a primeira construída no país desde a conquista muçulmana no século VII. 

Ela fica na região chamada de “Cidade da Igreja”, na periferia da capital. O local conta ainda com outras igrejas: anglicanas, ortodoxas gregas, ortodoxas sírias, coptas e cristãs indianas. 

Por muito tempo a prática de qualquer religião que não fosse o Islã era proibida no país. 

Sem informações oficiais, a estimativa é de que haja entre 200 e 300 mil católicos. 

Além da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, existem duas outras igrejas católicas no Catar: a Igreja Católica Sírio-Malancar de Santa Maria e a Igreja Sírio-Malabar de São Tomás.

Até 1995, os católicos rezavam em casas das famílias ou em escolas. O padre John Vanderleen, professor da escola americana, era o único pároco do país. 

A liberdade de culto veio em 1995 pelo emir do Catar, Hamad bin Khalifa Al Thani. O Catar estabeleceu relações diplomáticas com a Santa Sé em 2003 e o emir, inclusive, visitou o Papa Bento XVI no Vaticano.

A paróquia de Nossa Senhora do Rosário foi inaugurada no dia 14 de março de 2009. Mais de 15.000 fiéis assistiram à missa de inauguração e consagração. 

Leia também: Número de católicos aumenta no mundo

Breno Barros

Breno Barros

Breno Barros é jornalista. Editor do portal Gaudete e conta com experiências em coberturas jornalísticas nos principais eventos esportivos mundiais, sendo três edições dos Jogos Olímpicos (Londres, Rio e Tóquio), duas Olimpíadas da Juventude (China e Argentina). Membro Consagrado da Comunidade Colo de Deus.

Um comentário em “Conheça Igreja Católica aberta durante Copa do Mundo do Catar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Voltar ao topo