O Avivamento de Asbury é um dos acontecimentos mais recentes que tem chamado a atenção dos cristãos em todo o mundo. Ele foi um grande mover do Espírito Santo que ocorreu na Universidade Metodista de Asbury, nos Estados Unidos.
Entre os dias 08 e 24 de fevereiro, a Universidade Metodista de Asbury viveu o evento que ficou conhecido como “Avivamento de Asbury”.
A reunião durou duas semanas e impactou a vida de cerca de 100 mil pessoas. A pequena cidade norte-americana conta com 6 mil habitantes.
O Avivamento de Asbury reuniu jovens estudantes que permaneceram em oração no auditório da universidade e a graça do mover do Espírito Santo foi tão intensa que alcançou cidades vizinhas, estados e países.
“A oração se desenvolveu em serenidade, sem exageros e não há uma liderança pessoal guiando a oração. É como se todos a construíssem coletivamente. Quase todos os participantes afirmam ter experimentado a presença do amor de Deus e a renovação da fé”, explicou Pino Scafuro, moderador do Serviço Internacional para a Renovação Carismática Católica (CHARIS).
O avivamento ganhou grande repercussão através das redes sociais, meios de comunicação local e de testemunhos fazendo com que o convite alcançasse outras universidades, cidades e países.
Mas o que exatamente é o Avivamento de Asbury e por que ele é tão significativo para a Renovação Carismática Católica?
A Igreja Católica não se manifestou oficialmente sobre o mover. Porém, o Avivamento de Asbury é tão significativo para a Renovação Carismática Católica porque é mais um testemunho da ação do Espírito Santo em nosso meio, e uma prova de que a graça divina está sempre disponível para aqueles que buscam a Deus com um coração aberto.
Para o presidente do Conselho Nacional da Renovação Carismática Católica do Brasil, Vinícius Simões, o avivamento que aconteceu nos Estados Unidos motiva que os Grupos de Oração do movimento estejam abertos a viver essa graça semanalmente nas reuniões de oração.
Os grupos de oração são a base da Renovação Carismática Católica e têm como objetivo levar as pessoas a experimentar a presença do Espírito Santo em suas vidas.
A Renovação Carismática Católica está familiarizada com estes episódios de despertar e efusão do Espírito Santo. “Nós mesmos somos fruto de uma efusão ocorrida em 1967 na Universidade Católica de Pittsburgh (EUA)”, explicou o moderador Pino Scafuro.
Lei também: Conheça os atores brasileiros que são católicos assumidos