Gaudete

Alegra-te, o Senhor está contigo

Dia Nacional do Terço dos Homens

Hoje vamos falar sobre um assunto que é muito importante para os católicos brasileiros: o Dia Nacional do Terço dos Homens! Essa data foi instituída e será comemorada todos os anos no dia 8 de setembro, que é a festa litúrgica da Natividade de Nossa Senhora.

Você sabe o que é o Terço dos Homens? Esse é um movimento católico que existe há 86 anos no Brasil e foi criado por frei Peregrino no dia 8 de setembro de 1936, na Vila da Providência, hoje município de Itabi (SE), com cerca de 200 homens.

Atualmente, mais de 2,5 milhões de homens são membros do movimento e se reúnem em grupos para rezar o terço semanalmente em suas paróquias, capelas ou até mesmo em praças públicas.

Além disso, há encontros estaduais e diocesanos e a Romaria Nacional, que acontece todo mês de fevereiro no Santuário Nacional de Aparecida (SP). As últimas edições da romaria reuniram quase 100 mil homens, segundo Glayson Lozer, secretário-geral da entidade.

No ano passado, a lei que instituiu o Dia Nacional do Terço dos Homens foi aprovada na Câmara dos Deputados e no Senado, sendo uma iniciativa do deputado Eros Biondini (PL-MG).

Em sua proposta, ele destacou a relevância desse movimento para os católicos brasileiros e sua força para o fortalecimento de uma sociedade justa, solidária e comprometida com a dignidade e a espiritualidade do ser humano.

Para Lozer, a instituição da data “aumenta a responsabilidade missionária de evangelização, através da oração do santo Rosário, na busca pela santidade e salvação das almas, marcas indeléveis e irrenunciáveis do Terço dos Homens”.

Ele ainda destaca que os membros do movimento são chamados a ser “pescadores de homens”, ou seja, a levar mais pessoas para essa ordem de batalha em nome de Jesus Cristo e da Santa Igreja.

É muito bonito ver como o Terço dos Homens é um movimento forte e presente na vida de muitos brasileiros. E agora, com a instituição do Dia Nacional do Terço dos Homens, essa devoção ganha ainda mais destaque e importância em nosso país.

O que é o Terço dos Homens?

O Terço dos Homens é um movimento católico que reúne homens para rezar o terço semanalmente em grupos.

Qual a importância do Terço dos Homens para a fé católica?

O terço dos homens é uma prática de devoção que contribui para a vivência da fé católica de diversas formas. Em primeiro lugar, a oração do terço ajuda a meditar sobre os mistérios da vida de Jesus Cristo, desde a Anunciação até a Assunção de Nossa Senhora.

Além disso, a prática do terço dos homens ajuda a fortalecer a vida espiritual dos fiéis, já que a oração em grupo gera um senso de comunhão e de partilha da fé.

Como a comemoração do Dia Nacional do Terço dos Homens pode contribuir para a evangelização?

A comemoração do Dia Nacional do Terço dos Homens é uma oportunidade para que os fiéis possam compartilhar a sua fé com outras pessoas.

A data pode ser celebrada de diversas formas, desde a realização de missas e novenas até a organização de encontros e palestras sobre a importância da devoção mariana.

Não se sabe ao certo quando e como surgiu o terço dos homens. Alguns historiadores afirmam que a prática remonta ao século XVII, quando a Ordem dos Carmelitas recomendou aos fiéis que rezassem o terço em honra de Nossa Senhora do Carmo.

Outros estudiosos atribuem a criação do terço dos homens a São Domingos de Gusmão, fundador da Ordem dos Pregadores (dominicanos), que teria recebido uma revelação da Virgem Maria sobre a importância da oração do terço para a salvação das almas.

Leia também: 7 razões para se tornar católico

Breno Barros

Breno Barros

Sou jornalista. Editor do portal Gaudete e com experiências em coberturas jornalísticas nos principais eventos esportivos mundiais, sendo três edições dos Jogos Olímpicos (Londres, Rio e Tóquio), duas Olimpíadas da Juventude (China e Argentina). Membro Consagrado da Comunidade Colo de Deus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Voltar ao topo