Gaudete

Alegra-te, o Senhor está contigo

Como obter a Indulgência Plenária Única que Jesus Oferece no Domingo da Divina Misericórdia?

A indulgência plenária da Divina Misericórdia é provavelmente a graça mais poderosa que você pode receber durante todo o ano. E a melhor parte é que ela pode ser obtida no Domingo da Divina Misericórdia, que é celebrado no primeiro domingo após o Domingo de Páscoa.

Segundo o diário de Santa Faustina, Jesus explicou como obter as graças únicas no Domingo da Divina Misericórdia:

“A alma que se confessar e receber a Sagrada Comunhão obterá o perdão completo dos pecados e das penas. Nesse dia, todas as comportas divinas por onde fluem as graças são abertas. Que nenhuma alma tema se aproximar de Mim, ainda que seus pecados sejam como o escarlate… A humanidade não terá paz até que se volte para a fonte da Minha Misericórdia”.

O que torna as graças do Domingo da Divina Misericórdia tão especiais é que, diferentemente de outras indulgências plenárias, Jesus não exige o desapego total do pecado.

Isso significa que é possível obter a remissão completa de todos os pecados, mesmo que você ainda esteja lutando contra algum pecado em particular.

Para obter a indulgência plenária no Domingo da Divina Misericórdia, você precisa seguir alguns passos simples:

  • Ir para a confissão antes ou no fim de semana da Divina Misericórdia.
  • Receber a Sagrada Comunhão no fim de semana da Divina Misericórdia.

Além disso, a Igreja também permite que os doentes ou aqueles que não podem frequentar a igreja obtenham esta indulgência.

Para isso, basta cumprir as três condições usuais descritas acima o mais rápido possível, juntamente com a recitação de um Pai Nosso, Credo e oração a Jesus Misericordioso.

E tem mais uma coisa: o Decreto Penitenciário Apostólico do Vaticano intitulado “Indulgências associadas às devoções em honra da Divina Misericórdia” concede uma indulgência para aqueles que cumprem os requisitos específicos 20 dias antes ou depois do Domingo da Divina Misericórdia. Para isso, é preciso:

  • Ir para a confissão (20 dias antes, no ou depois do Domingo da Divina Misericórdia)
  • Receber a Sagrada Comunhão (20 dias antes, no ou depois do Domingo da Divina Misericórdia)
  • Rezar pelo Papa
  • Recitar um Pai Nosso, Credo e uma oração a Jesus Misericordioso na presença do Santíssimo Sacramento ou participar de serviços em honra a devoção da Divina Misericórdia.

Vale lembrar que, para obter a indulgência plenária, é preciso abordá-la com um espírito “completamente desapegado da afeição por um pecado”, tanto mortal quanto venial.

Leia também: Festa da Misericórdia: Saiba tudo sobre o evento católico na Canção Nova

Breno Barros

Breno Barros

Sou jornalista. Editor do portal Gaudete e com experiências em coberturas jornalísticas nos principais eventos esportivos mundiais, sendo três edições dos Jogos Olímpicos (Londres, Rio e Tóquio), duas Olimpíadas da Juventude (China e Argentina). Membro Consagrado da Comunidade Colo de Deus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Voltar ao topo