Gaudete

Alegra-te, o Senhor está contigo

Campanha da Fraternidade 2024: Tudo O que Você Precisa Saber

A Campanha da Fraternidade 2024, iniciativa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), tem como tema “Fraternidade e Amizade Social” e o lema “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8).

O objetivo central da campanha é conscientizar os fiéis e a sociedade em geral sobre a importância da amizade social como caminho para a construção de uma sociedade mais justa e fraterna.

O tema “Fraternidade e Amizade Social” convida a uma reflexão sobre a importância da construção de relações de amizade e colaboração entre os diferentes grupos sociais, como forma de superar as desigualdades e construir um mundo mais justo e fraterno.

O lema “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8) reforça a mensagem de que todos somos iguais aos olhos de Deus e que devemos nos tratar com respeito, amor e compaixão.

Campanha da Fraternidade 2024

Os objetivos da Campanha da Fraternidade são conscientizar sobre a importância da amizade social como caminho para a construção de uma sociedade mais justa e fraterna; motivar a comunidade católica a agir em favor da promoção da amizade social, combatendo as desigualdades e a exclusão social; celebrar a fé e a esperança, construindo pontes de diálogo e colaboração entre diferentes grupos sociais.

Hino da Campanha da Fraternidade 2024

Momento histórico

A Campanha da Fraternidade 2024 acontece em um momento crucial para o Brasil, marcado por grandes desafios como a polarização política, a desigualdade social, a violência e a pandemia de COVID-19. 

Diante desse contexto, a CF 2024 propõe a reflexão sobre a amizade social como um caminho para a superação desses desafios e a construção de um futuro melhor para todos.

Eixos temáticos:

Ver: Contemplar a realidade social brasileira, marcada por desigualdades, exclusões e polarizações;

Julgar: Analisar essa realidade à luz da fé e da doutrina social da Igreja, reconhecendo as causas das injustiças e desigualdades;

Agir: Empreender ações concretas para a promoção da amizade social, combatendo a indiferença e construindo uma sociedade mais justa e fraterna.

Material de apoio:

Texto-Base: documento que apresenta o tema, o lema, os objetivos e os eixos temáticos da campanha;

Roteiros de Celebrações: sugestões para celebrações litúrgicas e momentos de oração durante a Quaresma;

Subsídios para Catequese: materiais para trabalhar o tema da campanha com crianças, jovens e adultos;

Hino da Campanha: música que expressa o tema e o lema da CF 2024.

Mobilização:

A Campanha da Fraternidade é uma iniciativa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que mobiliza toda a Igreja Católica no Brasil. 

Durante a Quaresma, diversas ações são realizadas em comunidades, paróquias, dioceses e regiões episcopais para conscientizar sobre o tema da campanha e promover a reflexão, a oração e a ação social.

OPORTUNIDADE:

Para preencher o vazio do seu coração e encontrar o sentido para a sua vida, receba as Cartas à Alma no seu e-mail

Faça parte do Clube da Alma, onde você encontra um lugar para crescer espiritualmente. Vídeos exclusivos todas as semanas.

Clube da Alma

Leia também: Desvende os Segredos da Quaresma: 3 Tentações, 3 Armas 

Breno Barros

Breno Barros

Breno Barros é jornalista. Editor do portal Gaudete e conta com experiências em coberturas jornalísticas nos principais eventos esportivos mundiais, sendo três edições dos Jogos Olímpicos (Londres, Rio e Tóquio), duas Olimpíadas da Juventude (China e Argentina). Membro Consagrado da Comunidade Colo de Deus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Voltar ao topo