Gaudete

Alegra-te, o Senhor está contigo

Saiba tudo sobre a Solenidade da Epifania do Senhor

Hoje vamos falar sobre a Epifania do Senhor, uma das festas mais importantes do calendário católico. A data é também conhecida como pequeno Natal. Neste artigo você vai saber tudo sobre a Solenidade da Epifania do Senhor. 

A Epifania comemora a manifestação de Jesus Cristo ao mundo, e é celebrada no dia 6 de janeiro. No Brasil esta festa é sempre transferida para o domingo mais próximo e, por isso, neste ano será comemorada no domingo (7).

Tudo sobre a Solenidade da Epifania do Senhor

Você sabia que a Epifania é uma das festas mais antigas do cristianismo? Ela já era celebrada no século II d.C.

A Epifania é uma festa que celebra a chegada dos três reis magos, guiados por uma estrela, a Belém para adorar o Menino Jesus. 

A Epifania também é uma festa que celebra a universalidade do cristianismo. 

Os três reis magos eram gentios, ou seja, não eram judeus. A sua chegada a Belém representa a chegada de Jesus a todos os povos do mundo.

Os três reis magos eram reis de países distantes, e seus nomes eram Gaspar, Melchior e Baltazar. Eles ofereceram presentes a Jesus: ouro, incenso e mirra.

O ouro representava a realeza de Jesus; o incenso, a divindade; e a mirra, a sua morte e ressurreição.

Tradicionalmente, na Solenidade da Epifania, os católicos abençoam as suas casas escrevendo as letras C, M e B, e os números do ano na parte de cima das portas.

As letras fazem alusão aos três Reis Magos: Gaspar (Caspar em latim), Melchior e Baltazar. Também representam a bênção em latim Christus Mansionem Benedicat, que significa “Que Cristo abençoe esta casa”.

Algumas paróquias católicas dão aos seus fiéis giz, uma garrafa de água benta e uma bênção impressa para que cada família possa fazer a oração em casa.

A bênção do lar, popular na Polônia e em outros países eslavos, espalhou-se por outros lugares do mundo.

Leia também: Dia de Reis é feriado nacional?

Breno Barros

Breno Barros

Breno Barros é jornalista. Editor do portal Gaudete e conta com experiências em coberturas jornalísticas nos principais eventos esportivos mundiais, sendo três edições dos Jogos Olímpicos (Londres, Rio e Tóquio), duas Olimpíadas da Juventude (China e Argentina). Membro Consagrado da Comunidade Colo de Deus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Voltar ao topo